A Rainha dos Tabuleiros:
Texto e Fotos: Diegobuss GV
Capela é uma pacata cidade do interior norte de Sergipe, localizada a cerca de 67 Km da capital Aracajú. Formada numa região conhecida por seu relevo bem peculiar, constituído de enormes colinas dotadas de grandes áreas planas nas partes mais altas e localizadas entre regiões de vale, chamadas de "tabuleiros", Capela ganhou o apelido de "Rainha dos Tabuleiros", em razão do seu forte desenvolvimento no início do século XX, em especial na década de 50, onde se destacava pelo forte poder econômico, indústrial e influência política na região, abrigando inclusive uma das primeiras comarcas judiciais do estado.
Uma das belas vistas dos Tabuleiros de Capela
Estrada vicinal que liga a cidade a BR 101
Com o declínio da cultura de cana-de-açucar, carro chefe do desenvolvimento da cidade, e a falência de suas 3 usinas, a cidade estagnou-se economicamente, e perdeu o fôlego do crescimento e a forte influência que detinha, onde consequentemente perdeu também o título de Rainha dos Tabuleiros, título este que as atuais administrações tentam recuperar, ao buscar o resgate do desenvolvimento que a cidade obteve no século passado.
Antiga rodoviária, imagem do declínio que a cidade sofreu
Os primeiros registros da história da cidade datam de 1735, e contam sobre o povoado originado pela ocupação das terras do entorno da capela de Nossa Senhora da Purificação, construída por Luiz de Andrade Pacheco e sua mulher, Perpétua de Matos França, donos das terras conhecidas por "Tabuleiro da Cruz", onde hoje fica o município. Um filho padre e a enorme distância até a igreja mais próxima, motivaram o casal a doar as terras e mais 100 mil réis para a construção da igreja, que deu origem a cidade. Inaugurada em 1737 junto com um cruzeiro, o grande número de festejos daquela igreja, atraiu as primeiras famílias ao redor da pequena capela, destruída em 1824.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEh_qMFNurGRHPdE2tvTHmXJQuio0pVVNB50R5Q2Bh52Lj21TdY5DUlyBFfNExG5U27BSAZobZZh2MEfnu96YGIAASuHmEq9E2OKIZSi_3D9eN2SHjvmmrMcZf8aHLzYxtgfzsMa/s400/PICT0063.JPG)
A bela igreja nova, restaurada recentemente!
Em 1813 o povoado foi transformado em vila, passando a denominar-se Nossa Senhora da Purificação de Capella. Já em 1835 foi recebeu o status de município, sendo desmembrada de Santo Amaro das Brotas, hoje município vizinho. E finalmente em 1888, torna-se oficialmente cidade, passando então a se chamar somente Capela.
Égua cuida de seu pequeno potrinho, numa das belas colinas da região
Chafariz na praça central da cidade: preservação impecável!
Uma parte peculiar da história de Capela, foi a passagem de Lampião pela cidade por duas vezes, datadas de 1929 e 1931. Nas duas ocasiões sua chegada causou um grande rebuliço na pacata cidade. Não foram poucos os assaltos e extorções feitas pelo grupo de cangaceiros liderados por Virgulino. Reza a lenda que na segunda passagem dele pela cidade, boa parte da população, inclusive mulheres, se armaram e se esconderam nas torres da igreja, recebendo o grupo e seu lider a bala. Ficou marcada uma frase dita por Lampião: "Vamos embora dessa cidade que aqui até os santos atiram". Depois da pssagem pela cidade, o bando se instalou por muito tempo nos seus arredores, levando terror a quem vivia e passava por ali.
Atual igreja, constrída sobre a antiga capela, ode teria ocorrida confrontos com lampião
Hoje com cerca de 27,3 habitantes, Capela aos poucos vem recuperando seu crescimento, mesmo que de forma bem mais lenta do que na época de seu auge, mas há ainda muita coisa a fazer para alcançar o mesmo nível de crescimento que deu destaque a cidade na década de 50.
Seu perfil econômico atualmente é baseado na agricultura, pecuária de corte e leite, além do comércio. Os maiores desafios: saúde, saneamento básico, emprego e infra-estrutura, não muito diferente de outra cidades do país. Seus pontos fortes: boa estrutura de educação, forte comércio e serviços (bancos, telefonia) e boa localização, a beira da rodovia BR 101.
Conhecida por ter a maior festa de São Pedro do Nordeste, Capela atrai milhares de turístas todos os anos, em especial nos meses de Maio e Junho, para os preparativos e para a festa que ocorre no dia 29 de Junho, dia de São Pedro. Dentre as atrações da festa se destacam a "Festa do Mastro" e a Guerra de Espadas (tipos de busca pés).![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjOT7FBhnESCqnMOQ1bn31xA3E77kr_PI-rYscfQnfTOO7sOPUHOqWNNtTL3SuGRVBpXwP1e6S7QtuiIYsYF0JcEoIFZmKHdFE_RYkbGHnDg0I2sUHSXDc5CksgZ_UVA3ge_OFG/s320/PICT0219.JPG)
- O ônibus na cidade:
A cidade não possui um sistema de transporte regular. O transporte dentro do município é feito através de ônibus mantidos pela prefeitura para o transporte de estudantes, e que são utilizados também pela população dos povoados mais distantes para chegar ao distrito sede.
Já a ligação da cidade com a capital Aracajú e os municípios vizinhos, é feito por cooperativas de transportes alternativos e os taxi-lotação, além da empresa regular Rotasul, que mantém uma linha regular para Aracajú, e que sofre forte concorrência dos alternativos.
Abaixo, veremos algumas fotos dos veículos registrados na cidade, com uma postagem especial só para as raridades que foram encontradas lá.
- Comil Campione 3.45 - Scania K 310 - P. M. de Capela (escolar):
Começamos as fotos de ônibus com este exemplar que prova que pelos interiores do Brasil não rodam somente carros velhos provenientes das grandes capitais. Essa belezura amarela faz o transporte dos estudantes universitários da cidade até Aracajú. O motivo dele ser assim amarelão tem uma explicação: não é por que ele é escolar, mas sim por que o prefeito da cidade adora a cor amarela, adotando-a em todas as instituiçõs da prefeitura. Isso lhe rendeu o apelido de "Sukita", que ele incorporou ao seu nome Manoel Messias Sukita da Silva.
Atentem-se ao logo no vidro: voltando a ser princesa...
...Princesa dos Tabuleiros!
- Marcopolo Viaggio G4 - MBB OF 1318 - Rotasul:
O surradinho Viaggio é o carro que faz a ligação regular da cidade com a capital Aracajú. Modelo um pouco sofrível para percorrer um trajeto de quase 70 Km. Ainda bem que o trecho da BR 101 que liga as duas cidades esta em boas condições, o que não se pode dizer das estradas vicinais que esta linha corta para atender outras localidades, o que torna a viagem demorada e difícil.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEi2Y14dQBzBzqNZg5SjaxroCHMO6ErN51lUXrdtZu5qsWHfwzDNfOGiSpt9ytm2wRLXyCPNVzmSs25p2mCeyl6A9JYRZX4V6qnLaY9F4wwt_SnnwgVr4WlYiwV7JQZEsrF1e5_s/s400/Viaggio_G4_OF.JPG)
- Marcopolo Viaggio G4 - MBB O 371 RSD:
Esse Viaggio com a frente levemente modificada foi registrado em Santo Amaro das Brotas, cidade vizinha a Capela. Por não ter nunhuma identificação a não ser "locadora", creio que seja um carro particular.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhu4GCvJQ8_hvociEaQBFYdqm4EVUGG8SOnQfN6S4wRS8iUekcCLWPls7VkosGuEyXJARGPASsm5TYwfJG8Kxa_6g3yojmdjrGaG_5ujr29eqKc0XQWrz6yIiOFRZr8WmKTs75z/s400/Viaggio_G4_MBB.JPG)
- Marcopolo Viaggio G4 - Scania K 113 - Trupetur:Um belissímo G4 Scania com rodas raiadas, aparentemente Executivo. Faz fretamento para moradores de localidades vizinhas para a feira que acontece no mercado central da cidade todas as segundas- feira.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjdUTV5H2392ZsOc476ql9cj1SGXEuQR4w9c8svDMjAlBQNoaX_osaiP83i0uAqUJnd-xitIh8YVOdqGz0Ri8WwrzeQPlhMGHDI_ZhqBs1J19co9dwhTERqrkT3NnxLqMmpD4B5/s400/Viaggio_G4_Scania.JPG)
- Volare A6 - Iveco Scudato 5012 - Coagreste:
Carro bem raro de se ver, Volare de chassí Iveco. Deve ser o pai do City Class da Iveco. Esse é um dos inúmeros modelos de Volares que compoem a frota das dezenas de cooperativas como essa, a coagreste, que ligam as cidades do interior à Aracajú.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgss8XB_-RVqrj06RIAVfV84SCmuU_jrhZATgQXvyXANqRLMYVxrGHEo4PEadVo7hlblPowDSdzGkSR3kJArtx-FZE3frDBc_tNuKazboRt0in0V7jnfTwzBsexVIaDcUSR9jVD/s400/Volare.JPG)
- Marcopolo Torino GV - VW 16 180 CO - Rotasul:
Registrado no município vizinho de Japaratuba, este conservado Torino realiza a ligação desta cidade com Aracajú. Um dos poucos carros de configuração urbana da empresa, que tem até G4 O-371.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEioXUOHFU0jsPBD4ilX9rW3g499CtOgVg9IQ0eXnk2Dl2Q4sOyEWXNSFs0JGcCPoXjxrXNzxYiqxfqAYmVnbNyJe30oIgsVfFLfrhOwA7pDSoK5e7H-8j8dFqlT5zwpK9eyxZYi/s400/Torino_GV_VW.JPG)
- Caio Vitória - VW 16 180 CO:
Um dos veículos que fazem o transporte estudantil de Capela. Como quase todos os veículos, são de operadores autônomos contratados pela prefeitura. Os carros na sua maioria, são porvenientes de cidades como RJ, Salvador e Aracajú.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhBGDY_177UUFOcosZvNVPQAepguK1m3FbqVChZ76Fh_qvDJn-Lxp2WfXlPQIUXaaHaaX95ZWgXv-3X5lDCVQ9wkMtHPKgxnQMB9D3DCRTFtFginPSucxa9yEVMpJhxtmQqSUkt/s400/Vitoria_MBB.JPG)
- Thanco Dinamus - VW 16 180 CO:
Mais um escolar, dessa vez um Dinamus, que apesar do serviço pesado realizado nas estradas vicinais de terra da cidade, está inteiro.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjh6-jcFFRnl-50e-wnmgeBTqfkywe5uDHYV0JAjkRIfKdiZWJO7hE2Sm3RS0JmX3jmx5S2FHvYEGC1BRwtZ3MU8c7ik3M94qvbPcJcn1Gbc28KNwz_LG7DvR2JG6CCYz9m6TKA/s400/Thanco_VW.JPG)
- Marcopolo Torino GV - MBB OF 1721:
Apesar de se parecer muito com o Scania série F, esse Torino é um Mercedes Benz. O parachoque mais alto deve ser adaptado. Seu layout denuncia um ex RJ.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjXD814h_YpIpeJM-EKO_aCoykGmocUQL7R70xrpv7y71lKEGF-_OOXEUFwDHkAm_FGbKfYzMJ6Ub2eg2B-oje3pjISajx1VfGYo9K8HjfyKVGsICvSi1TMbuNK00TqrT1ririO/s400/Torino_GV_MBB.JPG)
- Ciferal Padron Rio - MBB OF 1318:
Outro escolar em dia de feira, onde a maioria deles fica estacionado nas praças no entorno do mercadão. Esse Padron Rio já começa a sentir o peso da idade e a arduosidade dos serviço que presta atualmente. Quem ve as colinas que ele desce e sobe nem acredita!
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEg22h55GQ9p1maM3Wyt9I12wqWFodA4GzPLOxL7mxGOfN7wjkb-lYwpPMPl9vYrPEYihqBCe_6NxWgGSyEgN0i1tL-zuhWylVGqZrlfeJflMIXFT_1sD2Oz5LCCfyfvtvUCoDuK/s400/Padron_Rio_MBB.JPG)
- Ciferal Megabus - MBB OF 1620:
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEg7DB5pkZ51N4pOFP1VBHoHQohtT1V2NRAzLtl0rOWi_5AMJzleCpIMYaCsqbmfHoH7Xrl-kNlVz-i2i-S0qvSfWcxPvQEajGhg7IFlO_5jwUAxbz_o2Y000OW0k0AGMxxUN-QF/s400/Megabus_MBB.JPG)
- Ciferal Megabus - OF 1620:
Fontes:
http://www.infonet.com.br/
http://www.wikipedia.org/
Agradecemos a todos que tem acompanhado nosso trabalho. Mais uma vez, essa matéria é dedicada a todos vocês! Nas próximas semanas, mas curiosidades sobre Sergipe, e seu peculiar modo de ser.
Abraços!
Diegobuss GV