3 de dezembro de 2007

Sergipe: Cidade de Capela

A Rainha dos Tabuleiros:

Texto e Fotos: Diegobuss GV

Capela é uma pacata cidade do interior norte de Sergipe, localizada a cerca de 67 Km da capital Aracajú. Formada numa região conhecida por seu relevo bem peculiar, constituído de enormes colinas dotadas de grandes áreas planas nas partes mais altas e localizadas entre regiões de vale, chamadas de "tabuleiros", Capela ganhou o apelido de "Rainha dos Tabuleiros", em razão do seu forte desenvolvimento no início do século XX, em especial na década de 50, onde se destacava pelo forte poder econômico, indústrial e influência política na região, abrigando inclusive uma das primeiras comarcas judiciais do estado.

Uma das belas vistas dos Tabuleiros de Capela

Estrada vicinal que liga a cidade a BR 101

Com o declínio da cultura de cana-de-açucar, carro chefe do desenvolvimento da cidade, e a falência de suas 3 usinas, a cidade estagnou-se economicamente, e perdeu o fôlego do crescimento e a forte influência que detinha, onde consequentemente perdeu também o título de Rainha dos Tabuleiros, título este que as atuais administrações tentam recuperar, ao buscar o resgate do desenvolvimento que a cidade obteve no século passado.

Antiga rodoviária, imagem do declínio que a cidade sofreu

Os primeiros registros da história da cidade datam de 1735, e contam sobre o povoado originado pela ocupação das terras do entorno da capela de Nossa Senhora da Purificação, construída por Luiz de Andrade Pacheco e sua mulher, Perpétua de Matos França, donos das terras conhecidas por "Tabuleiro da Cruz", onde hoje fica o município. Um filho padre e a enorme distância até a igreja mais próxima, motivaram o casal a doar as terras e mais 100 mil réis para a construção da igreja, que deu origem a cidade. Inaugurada em 1737 junto com um cruzeiro, o grande número de festejos daquela igreja, atraiu as primeiras famílias ao redor da pequena capela, destruída em 1824.

A bela igreja nova, restaurada recentemente!

Em 1813 o povoado foi transformado em vila, passando a denominar-se Nossa Senhora da Purificação de Capella. Já em 1835 foi recebeu o status de município, sendo desmembrada de Santo Amaro das Brotas, hoje município vizinho. E finalmente em 1888, torna-se oficialmente cidade, passando então a se chamar somente Capela.

Égua cuida de seu pequeno potrinho, numa das belas colinas da região

Chafariz na praça central da cidade: preservação impecável!

Uma parte peculiar da história de Capela, foi a passagem de Lampião pela cidade por duas vezes, datadas de 1929 e 1931. Nas duas ocasiões sua chegada causou um grande rebuliço na pacata cidade. Não foram poucos os assaltos e extorções feitas pelo grupo de cangaceiros liderados por Virgulino. Reza a lenda que na segunda passagem dele pela cidade, boa parte da população, inclusive mulheres, se armaram e se esconderam nas torres da igreja, recebendo o grupo e seu lider a bala. Ficou marcada uma frase dita por Lampião: "Vamos embora dessa cidade que aqui até os santos atiram". Depois da pssagem pela cidade, o bando se instalou por muito tempo nos seus arredores, levando terror a quem vivia e passava por ali.

Atual igreja, constrída sobre a antiga capela, ode teria ocorrida confrontos com lampião

Hoje com cerca de 27,3 habitantes, Capela aos poucos vem recuperando seu crescimento, mesmo que de forma bem mais lenta do que na época de seu auge, mas há ainda muita coisa a fazer para alcançar o mesmo nível de crescimento que deu destaque a cidade na década de 50.

Seu perfil econômico atualmente é baseado na agricultura, pecuária de corte e leite, além do comércio. Os maiores desafios: saúde, saneamento básico, emprego e infra-estrutura, não muito diferente de outra cidades do país. Seus pontos fortes: boa estrutura de educação, forte comércio e serviços (bancos, telefonia) e boa localização, a beira da rodovia BR 101.


Conhecida por ter a maior festa de São Pedro do Nordeste, Capela atrai milhares de turístas todos os anos, em especial nos meses de Maio e Junho, para os preparativos e para a festa que ocorre no dia 29 de Junho, dia de São Pedro. Dentre as atrações da festa se destacam a "Festa do Mastro" e a Guerra de Espadas (tipos de busca pés).

- O ônibus na cidade:

A cidade não possui um sistema de transporte regular. O transporte dentro do município é feito através de ônibus mantidos pela prefeitura para o transporte de estudantes, e que são utilizados também pela população dos povoados mais distantes para chegar ao distrito sede.

Já a ligação da cidade com a capital Aracajú e os municípios vizinhos, é feito por cooperativas de transportes alternativos e os taxi-lotação, além da empresa regular Rotasul, que mantém uma linha regular para Aracajú, e que sofre forte concorrência dos alternativos.

Abaixo, veremos algumas fotos dos veículos registrados na cidade, com uma postagem especial só para as raridades que foram encontradas lá.

- Comil Campione 3.45 - Scania K 310 - P. M. de Capela (escolar):

Começamos as fotos de ônibus com este exemplar que prova que pelos interiores do Brasil não rodam somente carros velhos provenientes das grandes capitais. Essa belezura amarela faz o transporte dos estudantes universitários da cidade até Aracajú. O motivo dele ser assim amarelão tem uma explicação: não é por que ele é escolar, mas sim por que o prefeito da cidade adora a cor amarela, adotando-a em todas as instituiçõs da prefeitura. Isso lhe rendeu o apelido de "Sukita", que ele incorporou ao seu nome Manoel Messias Sukita da Silva.

Atentem-se ao logo no vidro: voltando a ser princesa...

...Princesa dos Tabuleiros!

- Marcopolo Viaggio G4 - MBB OF 1318 - Rotasul:

O surradinho Viaggio é o carro que faz a ligação regular da cidade com a capital Aracajú. Modelo um pouco sofrível para percorrer um trajeto de quase 70 Km. Ainda bem que o trecho da BR 101 que liga as duas cidades esta em boas condições, o que não se pode dizer das estradas vicinais que esta linha corta para atender outras localidades, o que torna a viagem demorada e difícil.


- Marcopolo Viaggio G4 - MBB O 371 RSD:

Esse Viaggio com a frente levemente modificada foi registrado em Santo Amaro das Brotas, cidade vizinha a Capela. Por não ter nunhuma identificação a não ser "locadora", creio que seja um carro particular.

- Marcopolo Viaggio G4 - Scania K 113 - Trupetur:

Um belissímo G4 Scania com rodas raiadas, aparentemente Executivo. Faz fretamento para moradores de localidades vizinhas para a feira que acontece no mercado central da cidade todas as segundas- feira.

- Volare A6 - Iveco Scudato 5012 - Coagreste:

Carro bem raro de se ver, Volare de chassí Iveco. Deve ser o pai do City Class da Iveco. Esse é um dos inúmeros modelos de Volares que compoem a frota das dezenas de cooperativas como essa, a coagreste, que ligam as cidades do interior à Aracajú.


- Marcopolo Torino GV - VW 16 180 CO - Rotasul:

Registrado no município vizinho de Japaratuba, este conservado Torino realiza a ligação desta cidade com Aracajú. Um dos poucos carros de configuração urbana da empresa, que tem até G4 O-371.

- Caio Vitória - VW 16 180 CO:

Um dos veículos que fazem o transporte estudantil de Capela. Como quase todos os veículos, são de operadores autônomos contratados pela prefeitura. Os carros na sua maioria, são porvenientes de cidades como RJ, Salvador e Aracajú.


- Thanco Dinamus - VW 16 180 CO:

Mais um escolar, dessa vez um Dinamus, que apesar do serviço pesado realizado nas estradas vicinais de terra da cidade, está inteiro.


- Marcopolo Torino GV - MBB OF 1721:

Apesar de se parecer muito com o Scania série F, esse Torino é um Mercedes Benz. O parachoque mais alto deve ser adaptado. Seu layout denuncia um ex RJ.


- Ciferal Padron Rio - MBB OF 1318:

Outro escolar em dia de feira, onde a maioria deles fica estacionado nas praças no entorno do mercadão. Esse Padron Rio já começa a sentir o peso da idade e a arduosidade dos serviço que presta atualmente. Quem ve as colinas que ele desce e sobe nem acredita!


- Ciferal Megabus - MBB OF 1620:


- Ciferal Megabus - OF 1620:


Fontes:

http://www.infonet.com.br/
http://www.wikipedia.org/

Agradecemos a todos que tem acompanhado nosso trabalho. Mais uma vez, essa matéria é dedicada a todos vocês! Nas próximas semanas, mas curiosidades sobre Sergipe, e seu peculiar modo de ser.

Abraços!

Diegobuss GV

17 comentários:

Doria disse...

Interessante o texto sobre a cidade, mas poderia ter fotos sobre a mesma...

O que mais me chamou a atenção foi esse GLS BUS. Ele é Ex-Nilopolitana, da cidade de Nilópolis, localizada na Região Metropolitana do Rio de Janeiro!

Abraços

Doria disse...

Gostei de ver!

No estilo do RELATOS DE VIAGEM ETC.

E esse é o verdadeiro BRASIL!!

A Verdadeira beleza do nosso país está no Interior!

Abraço

Anônimo disse...

é de fato a cidade estavá realmente progredindo, mas se nao fosse as obras inacabadas, seria mais proveitoso concluir uma rua e ir para outra e nao um "pinga pinga". prefeito conheça melhor a cidade e nao viva de fantasias.

Anônimo disse...

GOSTARIA DE SABER SE AI TEM HOTEL OU POUSADA.
FALTA ESSE TIPO DE INFORMAÇÃO
OBRIGADO

Anônimo disse...

preciso encontrar uma parente que mora em capela e faz mais de 30 anos q nao encontro e sou be que ele esta morando ai,resumindo vcs podem min dar o email da radio ou da prefeitura,ou açao social para min poder entrar em contato com alguem dai.agradeço meu email é anacatiaviana@hotmail.com

Anônimo disse...

"O que fizeram com o São Pedro de capela?"Realmente a cidade está linda,o prefeito Sukita estar de parabéns,adoro capela pelas suas tradições,mas no ano passado fiquei decepcionada com o que Sukita fez. O São pedro de capela é, a baiana no sábado, disfilando pelas ruas da cidade, o povo curtindo a festa no meio da praça quinze, sons ligados,os bacamarteiros trazendo alegria com os seus bacamartes povo de varias cidades chegando, a noite shows de graça e pessoas que esperam o mes de julho para poder montar sua barraca e vender almentando assim a renda. em pleno São pedro de capela,ele "Elitizou"uma festa que era pra ser do povo,trazendo uma festa tradição de outra cidade. acabando com o nosso São pedro de capela,ao chegar no Sábado a tarde,ví poucas pessoas pegando a baiana,quase ninguém na praça só as pessoas locais,os bares vasios,eu não me sentir em capela,e tive uma grande vontade de voltar pra casa,o frajola é uma festa boa mas o São pedro de Capela é tradição.sem falar na distância que foi realizada a festa,se era pra fazer porque não dentro da praça de eventos da cidade,assim altomaticamente ele separou a festa por clases,os que puderam ir e os que não tiveram como ir!!!então eu peço a você que pense nas pessoas locais,nos vendedores ambulantes,nas senhoras que adoram ficar na porta vendo as pessoas passarem,faça a festa pra quem realmente colocou vc aí,não para turistas que só vão uma vez no ano.pense bem será que vale a pena? tenho 21anos curto a festa desde que nascir,meus avós moram ai,e espero obter resposta.email;
rosecarla_19@hotmail.com

Anônimo disse...

Adorei conhecer mais um pouco de capela, gostaria de saber se ainda tem uma usina de nome "campo novo"
vigilanciaepidemiologica@bol.com.br

Itamar Rabelo disse...

Moro em Ourinhos(SP) e aqui tenho um grande amigo, o Dr. Alfredo Mendonça, que é de Capela.
Gostaria que fosse publicada no blog, uma foto do cinema da cidade. Já vi uma, certo dia e achei muito legal. Esse cinema merece ser mostrado.
Um grande abraço!
Itamar Rabelo

Anônimo disse...

Afinal, a cidade tem hospedagens? Quais são as familias colonizadoras ou fundadoras , ou que exeercem infkuencia no seu desenvolvimento? Qual é a atração da cidade? o que ela oferecepra quem quer passear e conhecer a região?

Unknown disse...

sou de capela , mas moro em salvador a 8 anos ,e confesso nunca deixarei de amar minha cidade, tenho muita fé q um dia ainda voltarei para minha terra querida . fica com Deus e toda sorte do mundo para todos os capelenses

Anônimo disse...

ACHO Q O PREFEITO DEVERIA DIVULGAR O TURISMO DA CIDADE,SOU CAPELENSES C/ TODO ORGULHO,FALAR MAL DESTA CIDADE EM MINHA FRENTE É PEDINDO P/ BRIGAR,UM ABRAÇO P/ TODOS OS MEUS AMIGOS CAPELENSES ESPALHADOS PELO MUNDO HÁ FORA?

Anônimo disse...

Sr. Prefeito

Viajo sempre para esta cidade, tenho um cometario, sobre o POVOADO DA SAUDE,
É lamentavél que o sr. não dê atenção aos moradores deste municipio, a estrada de acesso esta muito ruim, com muitos buracos, na proxima eleição os moradores estão esperando pelo sr. pedindo voto. nada faz por este municipio.
Vê se faz alguna coisa, por que o direito de ir e vim esta deficil por lá.

roberto

Unknown disse...

Meus amigos, estou em Sumaré SP. Meu sogro tem família ai em Capela. Pensamos em ir pra ai em Fevereiro/10. Há hoteis? Ajuda a gente!!! ercio.santos@fmc-ag.com ou ercio_santos@hotmail.com.

Anônimo disse...

Li a hitoria desta cidade e achei muito interessante, porém minha mãe certa vez contou que há muitos anos houve uma adolescente que ao causar desuninão entre seus pais levantando falso sobre sua mãe, no dia de Sexta- Feira Santa, durante o almoço com a familia a menina ficou cheia de pelos pelo corpo virando uma especie de macaco.
Bem, parece historia de interior, acontece que minha própria mãe disse que esteve no local mas não teve coragem de entrar na casa para vê. Gostaria de saber mais sobre isso, mesmo sendo um contofiquei intrigada. Caso algúem que more nesta cidade e saiba sobre isso por favor relate neste site.
Obrigado

Unknown disse...

Amei ler historias a respeito de minha querida Capela, que era conhecida como "Princesa dos tabuleiros" Moro em Salvador a mais de 20 anos mas, nao esquço minha terra natal e quando posso visito-a.
Como professor de história vou escrever sobre as usinas de cana de acucar que existiram na cidade, e sobre o declinio dessa forte economia que era pra cidade.
Abs. Genilson

Genilson disse...

Amei as informações sobre minha cidade Capela, a "Princesa dos tabuleiros" sou filho dessa cidade e é uma pena, o que aconteceu na cidade: a perda de sua economia as Usinas
Santa Clara onde trablhei e as demais, Proveito e Vassouras. Como Historiador e professsor de Historia, vou escrever a respeito da fonte economica que foi o acucar no século XX para a nossa querida e linda cidade,
abraços, a todos os capelenses. Quem tiver algum assunto a respeito da historia da cana-de-açúcar em Capela por favor me envie e ajude a escrever a historia dessa linda cidade.
Abraços..geniodantas@hotmail.com

Unknown disse...

Sou Jose dos Santos (vulgo Redondo) ex Carteiro desta cidade de 1978 a 1982, fui candidato a vereador, nasci nesta cidade em 12/1959, sempre passeio quando tenho condições espero que os administradores façam o bom para a nossa"Rainha dos Tabuleiros" Capela é querida por toda minha família que moram lá até hoje, espero que Deus me dê forças para que daqui para 2024, eu retornar para minha terra natal.32 anos fora da cidade, mas as minhas amizades continuaram, sentir muitos avanços neste tempo: mais sempre estou presente e acompanho a evolução dessa cidade querida....Sucesso capela...me espere....

08/012020