5 de janeiro de 2008

Cidade de Suzano

Sossego do interior em meio a metrópole

A cidade de Suzano é uma das 39 que compõem a Região Metropolitana de São Paulo. Localizada a leste da Grande São Paulo, a 37 Km da capital, essa agradável cidade ainda conserva bastante as características interioranas, sem deixar de lado o desenvolvimento que sua forte industrialização a trouxe.



Uma das principais cidades da região do Alto Tiête, junto com Guarulhos e Mogi das Cruzes, Suzano é um importante ponto de passagem, principalmente de quem vem de regiões como o Rio de Janeiro, Vale do Paraíba e leste paulista, em direção a São Paulo, ao ABC e a região de Santos no litoral. Atendida por imporatantes rodovias estaduais, como a Estrada Velha São Paulo - Rio (SP 66), Índio Tibiriça (SP 31) e Ayrton Senna (SP 70), a cidade tem fácil ligação com pontos importantes como o porto de Santos, aeroporto de Cumbica, complexo Anchieta - Imigrantes e com a própria capital.

Isso lhe proporcionou uma indústrialização considerável, onde várias empresas nacionais e multinacionais se instalaram na cidade, atraídas por sua privilegiada localização. Em razão disso tem uma das maiores arrecadações de ICMS da região. Além da indústria, destacam-se também o comércio e até a agricultura, já que o município faz parte do cinturão verde.


A crescente população (272.452 habitantes em 2005) atraída pela boa oferta de emprego e pela pouca ocupação da cidade, que tem 206 Km², criou uma considerável densidade demografica, o que por consequência gerou uma alta demanda por um sistema de transporte municipal.

A implantação da Ferrovia Central do Brasil, hoje linha E da CPTM, contemplou a cidade com uma estação de trem, e também trouxe a necessidade de ligar a região central, estabelecida no entorno da estação, com as áreas mais distantes e populosas, principalmente ao sul do município, como o distrito de Palmeiras.

O transporte da cidade é operado pela empresa Visul, Viação Suzano Ltda, que detém o monopólio das linhas a anos. Criada em 1962, a empresa opera sozinha até hoje as 33 linhas que atendem os bairros do município. Apesar do monopólio, que impede a concorrência, fator que trás consigo considerável melhoria no serviço, a cidade ganhou no fim do ano passado, um novo terminal de ônibus. Além disso a prefeitura estabeleceu a tarifa domingueira, que custa apenas 1 real e que visa incentivar o lazer da população. Porém outras melhorias estão previstas para ocorrer nos próximos anos, mas a falta de uma licitação que regulamente o serviço e a concorrência predatória dos clandestinos tem engessado um pouco os investimentos.

O Terminal de Transportes Urbanos "Vereador Diniz José dos Santos Faria", ou simplismente Terminal Norte como é mais conhecido, está localizado na região central da cidade, ao lado da estação de trem, e foi construído em conjunto com a EMTU e o Programa de Desenvolvimento dos Pólos Regionais.

Com uma área ampla e um projeto arquitetônico de linhas modernas, o novissímo terminal veio não só trazer mais conforto aos usuários que aguardam seus coletivos e a revitalização da área antes tão deteriorada, mas trouxe também a tão esperada integração das linhas. Como é fechado, o terminal permite que os usuários utilizem uma segunda linha e irem de um extremo a outro da cidade pagando apenas uma passagem. A proximidade com a estação de trem também é um ponto positivo do novo terminal, que trouxe muito mais segurança aos usuários que chegam de São Paulo, e tem como destino os bairros da cidade.

Frota da cidade:

Os ônibus que circulam por Suzano são de certa forma bem variados, numa mescla de carros novos, semi novos e antigos. Como na maioria das cidades, a tendência de diminuição do porte dos carros se faz presente, porém não é ainda tão assolada pela onda de micros e micrões. A maioria da frota, que é grande apesar do pequeno número de linhas, são na maioria de carros convencionais dianteiros, com alguns micros e minis. Não foi registrado nenhum carro traseiro ou articulado na cidade.

Volare A5: prestam um tipo de serviço seletivo, que não se difere muito do serviço regular.

Comil Piá - VW 9 150 EOD: estes micros foram as últimas aquisições da Visul para o transporte da cidade, em 2005. A qualidade dos produtos Comil, garantiu um veículo confortável, apesar das evidentes limitações dos micros neste tipo de serviço. Atendem linhas de menor demanda.

Caio Vitória - MBB OF 1318: estes devem ser os mais antigos da cidade. E pelo jeito ainda dão conta do recado. Quer dizer, pela foto, a Vitórinha deve sofrer um bocado, afinal chega ta arriadinha coitada. Mas segue firme e forte!


Caio Vitória - MBB OF 1620: outra senhora do sistema, dessa vez numa versão maior. Mesmo com a idade e os anos de duros serviços prestados pelas ruas de Suzano (muitas dela de tarra ainda), essa coroa aí ainda está inteirona. Destaque para a pintura ainda na versão antiga da empresa, assim como na foto anterior.


Caio Vitória - MBB OF 1318: a vigorosa Vitórinha, agora numa versão rejuvenecida pela "plástica" que a nova pintura promoveu. Apesar de simples, esta pintura até que é agradavel, com excessão dessa gigantesca estrela, logotipo da empresa, que ficou meio deslocada no layout. Seguem 3 poses dessa belezinha:



Caio Vitória - OF 1620: mais uma que passou por uma plástica para ficar mais jovem aparentemente. Também aparenta boa conservação, apesar dos duros caminhos que trilha pelos bairros como Vila Cunha, Duchen, Jd. Leblon, Vila Fátima, Baruel e Palmeiras.

Caio Alpha - MBB OF 1620: esse modelo sempre presente na maioria das grandes cidades, não poderia faltar por aqui. A pintura lhe caiu muito bem, o que garantiu um ar jovial ao já passado modelo da Caio. Estes são também dois dos poucos exemplares do modelo que rodam pela cidade, mas seus dua primeiras versões.

Comil Svelto II - OF 1318: esta versão do Svelto provavelmente inaugurou a era da Comil na empresa, marca que tem prevalecido nas ultimas aquisições da mesma. Destaque para a boa conservação do modelo, mesmo incomum em nossas ruas, o que mostra a evolução de qualidade da Comil e a boa manutenção da empresa.

Comil Svelto III - MBB OF1417: modelo hoje predominante na cidade, e que roda em todas as linhas de alta demanda. Possui um Frigobar na parte dianteira antes da catraca, que aparentemente estão sempre desligados, mas que aparentam ser mais uma tática desleal para diminuir o espaço para idosos na frente do carro. Apesar de bonitinho, modelo é pouco confortável, principalmente por seu tamanho (apenas 11m.) e por seus bancos tipo Urban 90, que agravam o desconforto do já difícil trajeto pelas esburacadas estradas da periferia da cidade.

Comil Svelto III - VW 17 210 OD: o mais novo modelo a ser incorporado a frota da cidade, em 2004. Já trouxe um pouco mais de conforto, como bancos estofados de encosto alto, piso em taraflex além do bom chassí VW. Pode quem sabe se tornar referência nas futuras melhorias do sistema.

E aqui termina a nossa passagem por Suzano, esta cidade tipicamente do interior, mas que não esconde a sua identidade de pertencer a essa "Megalópole" que é a grande São Paulo. Apesar das evidentes melhorias que a cidade tem recebido em seu transporte, como o novissímo terminal e a integração das linhas, muito ainda tem de ser feito para que o sistema chegue a um patamar considerado ideal, citando como exemplo a licitação para regulamentação definitiva das linhas, renovação e ampliação da frota e das linhas, e também a solução definitiva também do transporte clandestino que tem se multiplicado pela cidade.

Fica aqui nosso abraço a toda a população suzanense. E nós, já marcamos um próximo encontro para a semana que vem. Aonde?! Bom, deixe a vida nos levar!

Abraços!

Diegobuss GV
___________________________________
Notas:

4 comentários:

Doria disse...

Grande DiegoBuss GV

Gostei do texto sobre a Cidade de Suzano. Interiorana sim, mas sem perder o trem do desenvolvimento.

E sobre a frota urbana, gostei dos "vitorinhas". Apesar da demanda (e do grande nº de passageiros), eles ainda estão firmes e fortes por aí.

Vida longa aos prateados da VISUL. E continue assim, mostrando mais do que Ônibus. Até por que da janela de um onibus, muita coisa boa passa diante de nossos olhos.

Abraços,

Luiz Antonio Doria
RELATOS DE VIAGEM ETC.

Unknown disse...

Olá Luiz,

muito obrigado por prestigiar meu trabalho, que é feito com carinho e empenho a todos os amigos busólogos dessa grande Brasil!

Realmente a demanda de Suzano é altissíma, principalmente no horário de pico da tarde, mas os Vitórinhas estão lá firmes e fortes, levando e trazendo toda a gente da cidade!

E realmente o ônibus por sí só acaba enjoando. O legal é o melhor que o próprio ônibus tem para oferecer: paisagens, lugares, distâncias, gente, cultura, costumes, história, curiosidades!

Vida longa ao transporte rodoviário! rsrs

Precisamos marcar um encontro do ABC BUS com o Viajante Doria! To loko para aparecer aí no Rio de Janeiro, quem sabe?! hehe 2008 promete!

Abraço

Diegobuss GV
ABC BUS

Onibuseiro disse...

Diego,

Gostei de seus textos, bem abrangente, apesar de que busólogo quase não lê. Por isso, só tenho postado fotos e raramente alguma frase. O Fãbus(do qual faço parte) também faz um trabalho similar ao seu, o que dá outra visão aos outros de nosso hobbie. Parabéns e obrigado pelas dicas quanto as fotos.
Apareça mais, abraços

Tarcísio Rodrigues
www.onibuseiro.blogspot.com

Doria disse...

Tendo previsão de sua vinda pelas terras cariocas, me avise que o Viajante Doria e Equipe RDV. ETC estará a disposição!!

Abraços